sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIAGENS ESPACIAIS

Conquistando o Espaço: No fim da década de 50, o principal objetivo na corrida espacial era o de enviar um homem ao espaço. Mais uma vez os russos chegaram na frente: foi Yuri Gagarin o primeiro homem a ir ao espaço. O lançamento foi na manhã do dia 12 de abril de 1961, com um vôo que durou 108 minutos, completando uma volta em torno da Terra atingindo a altitude de 327 km. Durante seu passeio espacial, Yuri Gagarin registra uma frase simples e marcante! ―A Terra é Azul. Em 6 de agosto do mesmo ano, outro cosmonauta russo, German Titov, repete a façanha, levando equipamentos em que fez o primeiro filme sobre a Terra vista do espaço. Aos olhos do mundo não havia dúvida: os soviéticos eram os líderes na corrida espacial em todos os sentidos. A resposta de contra-ataque na corrida espacial veio com o discurso de John F. Kennedy, o então presidente dos EUA, em 25 de maio de 1961, que faz a promessa de colocar um homem na Lua e trazê-lo com segurança de volta à Terra. A frase que ficou marcada para sempre na história da exploração espacial foi: “Escolhemos ir à Lua, escolhemos ir à Lua, ... escolhemos ir à Lua, não porque é fácil, mas sim porque é difícil!” Mas a ficção, como sempre, saía na frente.

A luna15 foi a 1ª a deixar a plataforma de lançamento, três dias depois a Apollo 11 entrou na corrida. O módulo lunar tocou o solo da Lua na noite do dia 20 de julho de 1969. Milhares de telespectadores assistiram ao vivo pela TV p primeiro passo humano na superfície lunar feito pelo astronauta Niel Armstrong e neste momento ele finca a bandeira norte americana e diz a frase do século: ― É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.

Nos dez anos depois da chegada do homem à Lua, graças à inúmeras missões de exploração lunar, foi possível colecionar amostras de rochas de nove diferentes regiões da Lua. Assim, enquanto as seis missões norte-americanas (Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17) trouxeram mais de 2.000 amostras, selecionadas pelos astronautas em seis diferentes regiões da superfície lunar, num total de 382 quilogramas, as três sondas automáticas soviéticas (Luná 16, 20 2 24) recolheram algumas amostras que totalizaram cerca de 130 gramas.

Atualmente temos a Estação Orbital Internacional (ISS) que é uma estação permanente de pesquisa espacial. Participam de seu desenvolvimento 16 países: EUA, Canadá, Japão, Rússia, 11 países pertencentes a Agência Espacial Européia e o Brasil.

FONTE Exploração Espacial Ricardo Augusto Vianna de Lacerda (Especialização em Ensino de Astronomia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário